terça-feira, 15 de julho de 2014

Da literatura brasileira


Li, há alguns dias atrás, a notícia de que algumas pessoas estavam querendo adaptar romances da literatura brasileira - principalmente do final do século XIX e início do século XX - para a linguagem atual, 'facilitando' assim o acesso de mais pessoas aos seus conteúdos.

Acredito que não é a maneira certa de proporcionar acesso aos maravilhosos autores brasileiros; nem é o jeito de incentivar a leitura. O que tem que ser feito é educar as pessoas - principalmente nas mais tenras idades - para que se tome gosto pela literatura. Sabendo desde logo interpretar um texto, mesmo escrito pelos nossos mais rebuscados autores nacionais. Percebo também que direcionando crianças e adolescentes para 'literaturas obrigatórias' isso torna-se um problema e não uma solução para que se tome gosto pelo hábito.

Eu sou um aficionado por literatura e posso até ser considerado suspeito em falar de autores brasileiros, pois gosto muito das possibilidades que nosso vocabulário proporciona na hora da construção de um bom texto.

Tenho também em mim que nossos escritores podem, sim, equipararem-se aos maiores da literatura mundial.

Afinal, quem sabe escrever melhor um trecho de livro, em português, do que Machado de Assis, José de Alencar, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Aluízio Azevedo, Lima Barreto, entre tantos outros?

P.S.: Já citei no blog diversos recortes de romances e textos desses autores, entretanto ontem lendo
'Cinco minutos", de José de Alencar, deparei-me com esse que segue: 

"- Compreendo agora, disse eu em voz baixa e como falando
a um amigo que estivesse a meu lado, compreendo por
que ela me foge, por que conserva esse mistério; tudo isto
não passa de uma zombaria cruel, de uma comédia, em que
eu faço o papel de amante ridículo. Realmente é uma lembrança
engenhosa! Lançar em um coração o germe de um
amor profundo; alimentá-lo de tempos a tempos com uma
palavra, excitar a imaginação pelo mistério; e depois, quando
esse namorado de uma sombra, de um sonho, de uma ilusão,
passear pelo salão a sua figura triste e abatida, mostrá-lo a
suas amigas como uma vítima imolada aos seus caprichos e
escarnecer do louco! É espirituoso! O orgulho da mais vaidosa
mulher deve ficar satisfeito!"

Não é demais ler um texto assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário