sábado, 24 de setembro de 2011

Sobre Liam Gallagher, John Lennon & Outras Coisas...

O CARA É MEU BUDA, MEU GANDHI

por Liam Gallagher



Como você sabe que um cara é realmente uma estrela de rock? Quando ele resolve ficar uma semana na cama com a mulher e o mundo todo fica querendo ver de perto. John Lennon e Yoko fizeram isso para protestar contra a Guerra o Vietnã [em 1969] e foi o lance mais legal que poderia ter acontecido. Um protesto pacifista incrível. Se todo mundo ficasse em casa trepando com a mulher, as guerras acabavam mesmo.



Eu tinha 8 anos quando Lennon foi assassinado e esta é a primeira grande bagunça na minha vida. Eu ouvia Beatles em casa desde sempre, as coisas solo também. Fiquei muito triste. Na época, eu era um moleque, passei um bom tempo achando que era comum estrela de rock ser assassinada na rua. Depois descobri que Hendrix e outros caras morreram de outro jeito. Quando eu cresci, a morte dele virou uma tristeza ainda maior e também uma grande raiva do mundo. Como é que um filho da puta vai lá e impede um cara genial de continuar fazendo coisas geniais?



No repertório dos Beatles, eu gosto mais das coisa que têm a mão dele, músicas da parceria com o Paul. Mas o que eu fico ouvindo em casa é o trabalho solo. Instant Karma!, Working Class Hero, essas músicas me fizeram pensar sobre o que acontecia ao redor. Woman Is the Nigger of the World, uau, o que é aquilo? Quando eu era pequeno, meu sonho era ser do Slade, que é uma banda tosca que amo. Foram as letras de Lennon que me abriram os olhos e mostraram que rock and roll não era só música para festejar, beber e pegar mulher. Sou fã maluco mesmo, compro tudo que encontro na minha frente, um monte de vinil japonês. Tem fã do Oasis que me deu de presente discos raros do Lennon, eu amo esses caras. Compro óculos iguais aos que ele usava, um dia quero conseguir um que tenha sido dele em algum desses leilões de celebridades.



O bom de ter John Lennon como ídolo é que você sabe que nunca vai chegar aos pés do que ele vez. Se seus ídolos forem os Bay City Rollers, sua motivação vai ser fazer algo mais legal do que esses caras fizeram. Eu quero fazer rock que mexa com as pessoas como os malucos do Slade mexeram comigo, isso eu já sei que o Oasis consegue. Mas tentar colocar o que a gente produz ao lados das músicas que Lennon escreveu é insanidade total. Lennon é incomparável. É meu Buda, meu Gandhi, meu Jesus Cristo. Ele foi mesmo mais famoso que Jesus Cristo, pode apostar. Pelo menos entre as pessoas que eu conheço. E ele ter morrido só aumenta a coisa toda. Tenho fé que ele ainda iria produzir discos geniais se estivesse vivo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário